[Análise]9 Hours, 9 Persons, 9 Doors (DS)

Fala galera! Dando continuidade à minha primeira semana como colaborador do blog, estou aqui hoje para fazer mais uma análise, dessa vez para o Nintendo DS, de um jogo pouco divulgado mas muito, muito interessante: 9 Hours, 9 Persons, 9 Doors.

Esse game é do tipo quebra-cabeça, mas colocado de uma forma inteligente e interessante, onde o jogador tem que resolver os quebra-cabeças para prosseguir e ao mesmo tempo, desvendar o mistério do Nonary Game, um jogo doentio criado para fazer experimentos com seres humanos.
Você encarnará o personagem Junpei, que se vê aprisionado num navio junto de mais 8 pessoas, e terá que resolver diversos enigmas para poder passar pelas portas espalhadas pelo navio, até atingir a número 9, onde está sua liberdade. O problema é que lhe são dadas 9 horas para poder escapar, ou uma bomba será detonada no navio e o mesmo naufragará, com os prisioneiros dentro.
O organizador do jogo se chama Zero, e o mesmo explica que sequestrou todos por um motivo em comum, e que aqueles que desobedeceram as regras serão condenados à morte, pois implantou uma bomba no estômago de cada participante, e a mesma detonará automaticamente caso as regras sejam quebradas.

O interessante do game está na complexa história e nos diálogos, que dão um clima de suspense e terror à história. Você deve saber um nível intermediário de Inglês para poder jogar, mas isso é recompensador, já que os diálogos são realistas e as situações passam todo um sentimento de mistério e medo, as personagens têm personalidades detalhadas e são muito realistas, e os tipos escolhidos lembram pessoas que muitas vezes vemos no dia-a-dia.
Muitas vezes você irá chegar a um impasse que parece impossível de ser resolvido, e depois de muito tentar pode até ficar descontente com os resultados negativos, mas um dos artíficios do jogo é que quase sempre que isso acontecer, a resposta derrepente brotará na sua cabeça. Isso pode parecer estranho no início, mas o jogo induz o cérebro a se organizar em uma forma de pensar, e muitas vezes ele trabalha inconscientemente e nos dá a respostas derrepente, o que é legal e assustador ao mesmo tempo.

Os quebra-cabeças são muito bem-bolados e interativos, usando da capacidade tátil do DS ao seu máximo, e usam de situações-problema para desenvolverem o pensamento lógico e a criatividade na resolução dos problemas.
O jogo te ensina a usar diversas artimanhas pra resolver problemas matemáticos que parecem complexos de início, mas que com o tempo passam a ser simples e fáceis, isso porque você aprenderá novas lógicas e até algumas transformações existentes na matemática de verdade, como a Base Hexadecimal.
O game possui 6 finais alternativos, sendo alguns deles ruins, outros vazios e o final verdadeiro, todos atingidos de formas diferentes e interligados. O desfecho de todos eles é brilhante e muitas vezes uma surpresa, terminando de uma forma nunca esperada pelo jogador.






Meu parecer: simplesmente um jogo espetacular! Eu nunca imaginei um jogo de quebra-cabeças sendo interessante para alguém que não gosta desse tipo de desafio, mas esse game revolucionou a minha forma de ver os quebra-cabeças, e me fez gostar ainda mais de jogos com histórias bem escritas, pois nesse eu passei um tempão lendo diálogos e narrativas, mas o diferencial foi que isso não cansou como era esperado, foi um entretenimento simples mas muito divertido. 
Em muitos quebra-cabeças eu tive que realmente quebrar a cabeça pra resolver, mas depois de um tempo você meio que adquire o pensamento lógico instantâneo, aí fica muito mais tranquilo e menos estressante de resolver as fases do game. Nunca gostei tanto de saber Inglês como nesse game, porque normalmente você só precisa saber coisas básicas como comandos e entender o básico de diálogo, mas em 999, você sabendo um pouco mais de Inglês, você pode desfrutar da excelente história e narrativa, além de se compenetrar lendo.
Demorei um bocado pra atingir todos os finais, joguei como louco, mas foi tudo muito divertido, pois comecei a traçar perfis dos personagens e tentar deduzir que rumo a história teria de tomar pra terminar diferente, e muitas vezes descobri a saída por acidente.

Eu espero sinceramente por uma continuação ou por uma sequência desse tipo de game, e aconselho àqueles que querem sair da mesmice a jogarem esse jogo, não se arrependerão.

Nota: 8,5

Um comentário:

Gabriel Ludy disse...

esse jogo parece muito loko, só num serve muito pra mim pq num tenho muita paciencia pra puzzles e fikar lendo diálogos. :P