[Análise] L.A. Noire (Xbox 360)

Lançado com grande sucesso até agora, L.A Noire é um jogo investigativo de mundo aberto que possui grandes gráficos e uma nova tecnologia de captação facial. Foi lançada pela empresa Rockstar e Team Bondi há alguns meses.



L.A Noire é um jogo que se passa em Los Angeles, com o personagem Cole Phelps. Diferente de todos os últimos jogos lançados pela empresa Rockstar, dessa vez o personagem não é um bandidão da pesada, e sim um homem da lei! Inovação que deixou o jogo dinâmico.

Até agora o jogo fez muito sucesso. Seu modo investigativo é muito bacana e possui grandes gráficos. Existem no modo campanha, 21 casos divididos em 5 mesas (Patrulha, trafego, homicídios, vicio e incêndio), além de missões secundárias, e outros itens coletáveis.


De inicio, o jogo se mostra muito bom. Sua jogabilidade é muito fácil, tanto ao dirigir, quanto ao andar. Na verdade é fácil demais! Ao andar, é preciso somente mexer o botão RS. O personagem pula sozinho os objetos em sua frente e sobe sozinho escadas, canos e muros! A jogabilidade em tiroteios também é fácil. Não é possível ficar trocando de armas direto. E você só consegue pegar uma outra arma se mata um bandido e rouba a sua , ou se pega no porta-malas no carro de policia! E o jogo só te dá oportunidades de usar alguma arma, se for preciso.

Mesmo assim da pra curtir bem o jogo. O gráfico como eu já disse é bem legal. Não chega a superar Red Dead Redemption em relação à paisagem, em minha opinião. Mas os rostos dos personagens ficaram surpreendentemente reais! Talvez esse seja o ponto mais forte do jogo! A alta qualidade gráfica. Foi usada pelas empresas Rockstar e Team Bondi um novo método de captação facial que tem como nome MotionScan, onde utiliza-se 32 câmeras de alta definição em diversas posições, para capturar todos os movimentos faciais dos atores. O porquê disso é bem claro. O jogo tem como ponto forte os interrogatórios e é possível perceber se a pessoa está mentindo ou dizendo a verdade por sua expressão facial. Quando uma pessoa realmente está mentindo, por exemplo, ela costuma não manter contato visual. Já quando está dizendo a verdade, podemos ver “músculos” na testa do interrogado.

Além disso, você percebe os gestos que o personagem faz com a boca quando mira numa pessoa, ou quando se irrita. Ou até mesmo gestos normais, de dúvida


Tecnologia MotionScan




Zerando o game...

Além de ter que interrogar os acusados, suspeitos e vitimas, para completar um caso com 5 estrelas, é preciso achar todas as pistas. Esse é outro ponto legal do jogo. Quando você anda procurando por pistas e chega perto de uma, o controle treme, e então, basta só apertar o botão A, para investigar o indicio. É bem legal manusear o objeto. Você também não pode ficar atropelando pessoas e batendo seu carro durante o jogo. Isso afetará seu progresso no caso.

Talvez o ponto mais fraco de L.A Noire seja sua limitação de violência. Durante os casos, ou mesmo depois que terminá-los, você não pode cometer crimes, ou simplesmente ficar atropelando as pessoas; socar qualquer um pela rua, ou sacar uma arma quando quiser. Mas mesmo assim, o jogo é muito bom! E não deixa a desejar. O que você não faz (de ruim) para os pedestres você pode descontar nos bandidos.

Além dos casos, ainda há ainda várias coisas pra fazer para ter um jogo 100% completo! Há as missões secundárias, que são as que o chamam por meio do radio do carro de policia. São bem legais também, e há 40 delas para ser feitas. Também há para coletar/achar:


  • 50 film reels (rolos de filme)
  • 30 landmarks (pontos de referência)
  • 13 newspapers (jornais)

E você poderá fazer tanto as missões secundárias, quanto achar os itens colecionáveis, após mesmo de terminar todos os casos, pois é liberado em cada mesa o “Streets of L.A” (um modo livre), onde, você pode fazer o que quiser. No caso das missões secundárias há uma quantia certa de missões em cada mesa (12 na mesa de tráfego, 13 na de homicídios, 10 na de vicio, e 5 na de incêndios). E se você tiver dúvida onde ficam os itens coletáveis, há abaixo um mapa para ajudar-los.


  • Films Reels




  • Landmarks





L.A Noire também há disponível em espanhol. Para quem não sabe por o jogo em espanhol, não é no menu do game e sim no próprio console Xbox 360. Vá na configuração do seu x360, e coloque em idiomas, Espanhol. Depois disso tudo ficará em espanhol!


Avaliação Final

L.A Noire é um jogo realmente muito bom, talvez um dos melhores que eu já joguei para Xbox 360. Ele não impressiona só pela sua qualidade visual, mas também pela forma que os personagens são interpretados. Seu modo história é sensacional e não deixa de jeito nenhum a desejar!!!! Isso por causa de sua trama, que se desenrola através dos casos que são feitos e pela alta qualidade gráfica, além da sonora. O jogo conta também com antigas musicas de jazz e uma bela ambientação (do tipo anos 40) que dão a impressão do jogador estar mesmo vivenciando essa data. Além disso, o jogo possui ação e puzzle na medida certa.

Sendo assim eu dou minha dedicada nota 9,8 para L.A Noire. O único problema que o game apresenta é o mesmo que há em Red Dead Redemption e GTA IV: a falha no gráfico da cidade. Tem vezes que carros aparecem "do nada", e às vezes a paisagem não é totalmente carregada, então acaba ocorrendo alguns bugs, que de vez em quando irritam. Tirando isso, o jogo é perfeito, e realmente maravilhoso!


Nota: 9,8

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado Nickneres por ter postado aqueles mapas dos film reels e dos landmarks, e ter dito como colocar o jogoo em espanhol :)

Anônimo disse...

jogo perfeito?,pra mim esse e o pior jogo de todos,grafico lixo,jogabilidade podre,audio ridiculo,historia mal feita e nada de diversão nesse jogo